terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cultura Organizacional e Liderança (3° Setor)



O entendimento da interrelação entre cultura organizacional e postura de liderança norteia o caminho do executivo principal da organização. Conhecer os aspectos culturais de uma organização é perceber a maneira pela qual a organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. Segundo CHIAVENATO, toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos - são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Fazem parte do primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. É tudo aquilo que cada pessoa vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São compostos por serviços, produtos e padrões de comportamentos dos membros de uma organização. Os artefatos são todos os eventos ou coisas que podem nos indicar, visual ou auditivamente, como é a cultura da organização.
Valores compartilhados - são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segundo nível de cultura.
Pressuposições básicas - são as crenças insconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam. Constituem o terceiro nível da cultura da organização, o mais íntimo, profundo e oculto. A cultura prescreve a maneira certa de fazer as coisas na organização, muitas vezes, por meio de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
Artefatos, valores compartilhados entre os membros e pressuposições básicas constituem os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma organização.
Qual então deve ser a postura do líder? Entender esses fatores e posicionar-se de conformidade com eles resultará na fluidez da gestão.
Algumas características mais comumente mencionadas quando as pessoas falam sobre liderança:
  • a habilidade de ver o quadro completo;
  • a habilidade de comunicar o quadro completo para outras pessoas;
  • interesse e respeito pelas necessidades, aspirações e sentimentos de grupo;
  • a habilidade de comunicar as necessidades, aspirações, sentimentos e habilidades individuais dentro do grupo para pessoas fora dele;
  • uma compreensão do que as pessoas precisam ou querem de si;
  • a habilidade de inspirar as pessoas a fazer aquilo que de outra forma talvez não fizesse para si ou para outros.
  • a habilidade de dar direção ás pessoas e de concentrar as energias das pessoas em metas específicas, enquanto mantem alto o moral do grupo.
  • entusiasmo com a missão, objetivo e padrões do grupo.
  • um desejo ávido de mudança, crescimento ou melhoria.
  • a energia necessária para conduzir os negócios do grupo.

BIBLIOGRAFIA:

Weiss, Donald H. Como tornar-se um verdadeiro líder. São Paulo, 1995. Nobel.

Chiavenato, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho / Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 - 4ª reimpressão.

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