quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como fazer funcionar um contrato psicológico no trabalho



  • Sem quatro fatores essenciais, o líder e os seus colaboradores não podem cumprir o contrato de trabalho:

1. As pessoas devem querer executar, e executar bem, as suas tarefas.

2. Elas devem ser capazes de executar suas tarefas ou aprender como executá-las

  1. 3. Devem compreender o que têm que fazer e os padrões que serão usados para julgar seu trabalho.

4. Não pode haver obstáculos ou barreiras ao seu desempenho.

Nos ambientes normais de trabalho de todo dia, as pessoas chegam no serviço capacitadas para executar suas tarefas e dispostas a executá-las bem. Em geral, a vontade de trabalhar bem deteriora e as pessoas ficam desmotivadas, apenas por haver obstáculos em seu caminho. ou se não se entendem o que se espera delas, ou como seu trabalho será avaliado.

Os obstáculos mais sérios são criados frequentemente pelos supervisores. Muitos pedem coisas impossíveis, enquanto outros não pedem nada. Muitos deixam de fornecer os recursos necessários para a execução da tarefa. Alguns não são coerentes nas suas expectativas, e as mudam com frequência. Muitos tem uma constancia excessiva em suas expectativa, tornam-se inflexivéis e não são capazes de enfrentar alterações nas condições de trabalho. Outros ainda não são sensíveis às necessidades de seus empregados.

A falta de capacidade ou de habilidade do empregado forma uma barreira, enquanto que a firma ergue barreiras quando não proporciona treinamento, oportunidades de carreira ou recompensas apropriadas. Toda barreira desmotiva os empregados. Eles desistem de se esforçar e muitos deles param de produzir meses antes de deixar a firma. Além disso, o fato de as pessoas desconhecerem as consequências do sucesso ou do fracasso constitui uma razão importante para que elas não dêem o melhor possível de si.

FONTE: Weiss, Donald H. - Motivação e Resultados: como obter o melhor de sua equipe. São Paulo: Nobel, 1991.

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