domingo, 11 de setembro de 2011

O crescimento profissional e a aprendizagem

(...) O que distingue o pior dos arquitetos da melhor das abelhas é que o arquiteto figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece o resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera, ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira (...).
Harry Bravermam.

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA A MUDANÇA COMPORTAMENTAL?


Iber Pancrácio

As Organizações sejam elas de cunho financeiro ou não, são inseridas dentro de uma cultura própria, que são estabelecidas por meio de formas de pensar e interagir dos seus líderes e dirigentes. São os Modelos Mentais.
Penso que a mudança interna (pessoal) é fator preponderante para o estabelecimento de visões e compreensões compartilhadas, e novas capacidades de ações coordenadas gerando em seu entorno o Aprendizado.
A própria sustentabilidade passa por uma interação entre as suas diversas dimensões na organização. Como interagir da melhor forma para buscar o aprendizado? Mudança na forma de execução dos trabalhos criando exigências de novas habilidades, entendo que seria o primeiro passo.
A busca pelo aperfeiçoamento profissional resulta na quebra de paradigmas e engajamento. O profissional é orientado pela Visão. A sua predisposição é latente. O alcance do objetivo transpassa o vislumbramento, existe o foco.
A fundamentação criadora de significado e ao mesmo tempo definidora de perspectiva é subsidiada pela Visão, Valores e Integridade; Diálogo; e, Pensamento Sistêmico. As perspectivas são exercidas pela Modelagem Mental, Aprendizagem na Ação e Alavancagem na Aprendizagem.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário