segunda-feira, 16 de agosto de 2010

I Congresso Informação de Custos e Qualidade no Setor Publico


Por: Valmir Leôncio da Silva

No Período de 31 de agosto a 02 de setembro a Escola de Administração Fazendária - ESAF, estará ealizando o I Congresso: Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.

O Congresso é uma continuação dos trabalhos desenvolvidos no I Seminário Internacional “Informação de Custos no Setor Público, sendo que o O objetivo do evento é dar continuidade ao debate sobre a melhoria da qualidade dos gastos público a partir do desenvolvimento do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal.

O novo sistema, cuja ferramenta básica será disponibilizada para os gestores públicos a partir do segundo semestre de 2010 e integrará a estratégia de melhoria do macro processo orçamentário e financeiro do governo federal que vem sendo promovida pela Fazenda e Planejamento.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, explicou durante o I Seminário Internacional “Informação de Custos no Setor Público", (realizado em Brasília nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009) que os dois grandes objetivos do novo sistema são reduzir os custos da administração pública e prestar contas à sociedade. “Trata-se de uma mudança de paradigma. Nós vamos transformar em custo a informação que hoje é despesa orçamentária, a partir dos projetos, atividades e produtos já existentes”, reforçou.

Conforme Nelson Machado, o novo sistema permitirá aos gestores identificar onde e como mudar um método de trabalho ou de produção visando otimizar custos: “Hoje há uma grande dificuldade em definir quais são os objetos de custo, que, no setor público, são os mais variados possíveis.”

O secretário-executivo comentou durante o evento que com o novo instrumento será possível apurar o custo de um programa como o Bolsa Família ou de ensino à distância, além do custo de um produto específico, como uma vacina ou uma certidão negativa. “Atualmente, na falta de informações de custos, o governo usa a despesa liquidada. É a partir deste conceito de despesa liquidada e quantidades executadas que vamos evoluir para a informação de custo.”

Nelson Machado destacou ainda que, no início, o novo sistema fará uma figura “pálida” ou “borrada” dos custos dos programas, atividades e produtos do governo federal. “Mas a figura será clareada na medida em que for utilizada pelos gestores, que serão os responsáveis pelos lançamentos das despesas e poderão identificar seus próprios equívocos ou melhorar a qualidade da informação”.

A nova ferramenta será disponibilizada para os usuários nos órgãos centrais e setoriais de planejamento, orçamento, finanças e controle, para gestores de programas, dirigentes públicos e sociedade em geral.

O grande "lance" do Congresso é que ele será retransmitido via internet, em pontos pré-determinados, para aqueles que não puderem participar presencialmente. Nos dias em que acontecerá o eventio será disponibilizado na página principal do site (www.custosnosetorpublico.info) um link, para que os interessados assistam ao congresso dos seus computadores ou em pontos de retransmissão por todo o Brasil. As pessoas que participarem do Congresso nos pontos de retransmissão receberão certificado. Para nós que estamos em São Paulo o ponto de retrasmissão será o CRCSP, CLICK AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Fonte:http://acontabilidadepublica.blogspot.com/2010/08/por-valmir-leoncio-da-silva-no-periodo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário