terça-feira, 16 de março de 2010

A Gestão Estratégica une financiadores e usuários - Terceiro Setor

A Gestão Estratégica é uma ferramenta poderosa porque cria uma conexão intelectual entre os financiadores e os usuários. No setor privado, as pressões competitivas do mercado impulsionam a organização a pensar estrategicamente para poder sobreviver. Esta pressão é menor nas organizações do Terceiro Setor porque os financiadores têm apenas informações parciais sobre os serviços ou as campanhas. A Gestão Estratégica fornece a disciplina necessária para avaliar as necessidades dos usuários, os recursos para satisfazer as necessidades e monitorar os resultados.
A Gestão Estratégica é também um mecanismo para formar coalizões em torno de novas prioridades. O processo de analisar necessidades, de estabelecer novos objetivos e de entrar em acordo sobre novas estratégias pode ser tanto motivador quanto integrador. A administração estratégica fornece a estrutura dentro da qual opiniões divergentes podem ser reunidas numa visão conjunta sobre o futuro da organização.
Algumas organizações estão perdendo liberdade estratégica à medida que seus fundos oriundos de contratos e outras fontes estatutárias continuam a crescer. Além do mais, esses financiadores estão especificando os serviços que desejam, cada vez mais detalhadamente. Essas organizações precisam agarrar-se à Gestão Estratégica para poderem encontrar meios de manter ou de aumentar sua independência.
A Gestão Estratégica é uma ferramenta poderosa, mas não pode ser separada dos valores mantidos pelas pessoas na organização. Consequentemente, o desenvolvimento de uma compreensão da administração estratégica deve ter início pelo exame das idéias de visão e missão, sendo construídas por meio de uma visão compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário