sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bons requerimentos vem de um escopo detalhado

Percebi que às vezes requerimentos e escopo são usados ​​como sinônimos. Em muitas discussões, o conjunto dos requisitos detalhados torna-se o escopo geral do projeto que, em seguida, você passa a proteger com supervisão e requerimentos de mudanças.
Mas há também um trabalho que tem que acontecer antes para criar esse escopo, que é a visão global para projeto, o que vai e não vai ser incluído e que transformação é desejada como resultado do projeto. Esse escopo geral do projeto deve ser bem definido em conjunto com o cliente, de modo que todos estejam trabalhando a partir de uma visão comum antes do primeiro requerimento detalhado ser escrito.

Bom escopo = bons requerimentos

A equipe que pode trabalhar em estreita colaboração com o patrocinador do projeto e com a equipe do cliente para definir um escopo detalhado do projeto que será mais eficiente e vai trabalhar no processo de definição de requerimentos de forma mais eficaz. Quanto mais cedo você definir o escopo, mais produtivo e preciso será o seu processo de definição de requerimentos. O trabalho realizado antes de definição do escopo é geralmente um esforço desperdiçado. Uma definição do escopo inicial impede os que escrevem os requerimentos de divergirem, reduz inconsistências, e mantém a visão mais ampla no radar. Também reduz o tempo necessário para escrever e reescrever os requerimentos e reduz conflitos, debates e imprecisões.
Se você não der a todos os que escrevem e reescrevem os requerimentos uma definição do escopo completa, eles provavelmente vão criar ou imaginar o seu próprio escopo. Isso nunca vai ser uma coisa boa. É como quando você lê um livro de ficção e imagina a cena como descrita pelo autor. A cidade, os quartos, os personagens… tudo vividamente descrito no texto, mas interpretado por você em seu próprio filme pessoal em sua cabeça. Todo mundo que lê o mesmo livro vai ter uma imagem diferente em suas cabeças do que o autor está descrevendo. É assim que os requerimentos serão sem um escopo bem pensado, definido, discutido e documentado. O resultado será requerimentos escritos e revistos a partir de diferentes pontos de vista e diferentes metas, objetivos, restrições, premissas, conceitos operacionais e sistemas. Batalhas serão travadas, e não sobre os requerimentos, mas sobre essas percepções básicas. Você vai acabar com requerimentos incompletos e conflitantes e todo o processo de definição de requerimentos vai demorar mais tempo e ser muito mais caro para o seu projeto do que precisa ser. O projeto vai, sem dúvida, ultrapassar o orçamento e o cronograma e você provavelmente não vai entregar a solução final que seu cliente está procurando.
Se você orientar sua equipe através de definição do escopo antes que alguém escreva um requerimento, você vai evitar exigências divergentes e inconsistentes. Você vai reduzir o retrabalho e desperdício de esforços, o que se traduz diretamente em menor tempo e custo.
Definir e documentar o escopo paga dividendos enormes em todo o seu ciclo de vida do projeto, e não apenas na definição dos requerimentos. A definição do escopo fornece um  panorama de referência duradouro para você e sua equipe. Isto impede que se percam de vista as restrições importantes, bem como as necessidades dos clientes. Muito depois da definição de requerimentos estar oficialmente concluída, a definição do escopo proporcionará a visão para o cliente, os designers, os revisores, os testadores e o pessoal de manutenção. Essa visão permitirá que essas pessoas entendam corretamente os requerimentos, apesar de suas diversas origens e bases de conhecimento.

Resumo

O escopo é a definição do que é importante, significativo e relevante para o seu projeto. Ele considera todas as necessidades, as metas e objetivos,  os conceitos de alto nível, todas as principais premissas-chave, as restrições do projeto, como cronogramas e orçamentos, bem como a discussão chave de autoridade e responsabilidade para determinadas áreas ou partes de o projeto. Evidentemente, a importância relativa destes itens depende do projeto e do cliente, mas geralmente a maioria ou todos estes itens devem estar incluído no processo de definição de escopo. E sim, é normal rever o escopo conforme necessário durante o processo de definição de requerimentos, pois é um dado que a análise profunda de requerimentos e sua definição trará uma visão do escopo mais detalhada e precisa na medida em que o processo avança.
Autor: Brad Egeland
Artigo publicado originalmente no site OnTrack

Nenhum comentário:

Postar um comentário