quarta-feira, 17 de julho de 2013

Entrevista por competências

Por Bruno Soalheiro
Fonte:  http://fatordesucesso.com.br/entrevista-competencias/

Se você ainda não passou por uma, tenha certeza de que mais cedo ou mais tarde vai acontecer. A famosa entrevista por competências – que já é famosa há algum tempinho – parece que vai se manter no estrelato por muito e muito tempo.
A razão? A entrevista por competências é uma versão, digamos, mais cientificamente embasada do que é, pelo menos na minha opinião, o mais importante instrumento de seleção conhecido até hoje: A entrevista.
Quando você passa por uma entrevista destas a coisa é bem séria, porque as perguntas que vão te fazer não são hipotéticas. Ninguém vai te perguntar “o que você faria se…”, e também não vão aceitar respostas vagas. Vão te perguntar o que você fez, em qual situação, e qual resultado obteve. A ideia é descobrir exatamente por quais vivências e situações profissionais você passou, e como você lidou com elas.
O princípio é simples: Se uma pessoa exibiu determinados comportamentos e competências no passado, parte-se do pressuposto que ela exibirá os mesmos comportamentos e competências no futuro. É 100% garantido? Não. Mas se você tiver a ideia de um método de entrevista mais assertivo, o que está esperando para ficar famoso também?
Enfim, quando a coisa não é hipotética e sim baseada em um passado concreto, sua experiência de fato passa a valer muito mais do que sua criatividade, sua imaginação ou suas boas intenções. Aliás, de boas intenções a rua está cheia não é mesmo?
É claro que você poderá dizer como foi criativo em resolver alguma problema ou encontrar alguma solução em seu passado, mas o que você relatar na entrevista deverão ser necessariamente experiências vividas. Você não tem como criar na hora. É um depoimento.
Mas vamos a um exemplo concreto:
Em vez de te perguntarem: O que você faria se tivesse que convencer uma pessoa de temperamento difícil a te apoiar em uma situação controversa” Vão te perguntar mais ou menos assim: Cite uma situação real em que você teve que convencer e conseguir o apoio de uma pessoa difícil. Qual era a situação? O que você fez e quais foram os resultados?  Travou? Pois é, você tem que puxar pela memória, e não pela imaginação.
É claro que a maneira como você usa as palavras e se expressa é importante, embora esta importância tenhas pesos diferentes dependendo do cargo. Alguém que vá lidar com o público precisa de mais desenvoltura e vocabulário do que uma pessoa que vai operar um equipamento isoladamente.
O conteúdo específico das perguntas da entrevista por competências vai variar de acordo com os cargos e as tarefas, e pode ser mais técnico ou mais comportamental dependendo do foco, mas o objetivo é um só: Observar como você se comportou em situações do passado para prever, dentro do possível, como você se comportará em situações semelhantes no futuro.
Como se preparar para isto?
Bem, isso é assunto para o próximo artigo.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário