Fonte: http://administradores.com.br/noticias/carreira/como-ser-promovido-os-6-caminhos-para-alcancar-a-boa-lideranca/76763/
Muitos profissionais sonham com o
dia em que serão promovidos e/ou liderarão sua própria equipe. No
entanto, apesar de algumas pessoas já nascerem com essa habilidade, é
possível também adquiri-la. Além disso, essa habilidade precisa ser vista de forma mais ampla e exercitada todos os dias.
Pergunte
a um gerente o que ele almeja para a carreira em 2013. Ou até mesmo a
um diretor. Sempre haverá o desejo de alcançar cargos mais altos. Faz
parte da ambição do ser humano, e até do plano de carreira a desenvolver
ao longo da vida. No entanto, não adianta conquistar o tão almejado
upgrade sem desenvolver competências importantes, como a da liderança.
Afinal, responsabilidades mais elevadas significam gerir pessoas, e esse
desafio não é nada fácil.
Segundo Eduardo Shinyashiki, presidente
da Sociedade Cre Ser Treinamentos e especializado no desenvolvimento
das competências de liderança, essa habilidade pode ser adquirida,
aprendida, aprimorada e treinada e, mesmo tendo dons naturais, talentos e
potenciais de liderança não são suficientes se não forem aperfeiçoados,
direcionados, treinados e colocados a serviço de um objetivo.
O
especialista aponta, então, as seis características essenciais para ser
um líder que faz a diferença nas empresas, e conquistar, em passos mais
largos, o lugar ao sol.
1) Saber liderar a si mesmo: que
significa cuidar e fortalecer as competências pessoais para manter o
foco e para que as interferências não desviem do resultado e da
realidade desejada.
2) Ter atenção ao capital humano:
para o líder, reconhecer as experiências e competências das pessoas da
sua equipe é fundamental à concretização de resultados. A valorização de
um ideal, um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo,
criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os
valores chamados intangíveis, que não se medem em números ou com
calculadoras, são considerados essenciais na construção e na manutenção
de equipes sólidas e bem sucedidas.
3) Inspirar a equipe: isso
acontece quando se consegue partilhar com os colaboradores uma
identidade comum que direciona atitudes e catalisa energias. O líder
indica a direção e verifica a rota, transmite a missão e o significado
da tarefa e das ações, orientando e, consequentemente, harmonizando os
objetivos e metas individuais com a coletiva, sendo este equilíbrio a
principal fonte de impulso para o sucesso da equipe.
4) Fazer acontecer:
o foco do líder é manter vivas nos colaboradores as extraordinárias
forças criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem
do papel. É por meio de atitudes e palavras motivadoras e inspiradoras
que ele consegue manter a equipe focada nos objetivos, criando um
equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites individuais e,
juntos, alcançar os resultados escolhidos.
5) Estar aberto a aprender:
o líder precisa estar atento e aberto ao novo, às mudanças dos
contextos, à analise dos cenários e sempre disposto a aprender. Isso
permite se reinventar quando necessário e inovar, criando as estratégias
adequadas para alcançar as metas.
6) Alcançar a maestria na comunicação:
a comunicação é uma habilidade fundamental para alguém que lidera
pessoas com a finalidade de uma maior compreensão, entendimento e
alinhamento com os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficaz, o
líder fortalece nas relações interpessoais e no seu time um contexto de
cooperação e integração. Aprimorar e potencializar a comunicação verbal e
não verbal, permite compreender, reconhecer e acompanhar os critérios
pelos quais o ser humano pensa, age e decide.
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