quarta-feira, 15 de agosto de 2012

INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial

INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial

Tenha vários mentores - não apenas um
Prof. Vicente Falconi - Julho de 2012 Bookmark and Share


1 - Já ouvi alguma vezes que é bom para a carreira ter um mentor. O que o senhor acha disto? Onde eu deveria procurar este mentor? O senhor conhece gente que se valeu dessa figura para crescer profissionalmente? Eduardo Slotti, do Paraná
Mentor é um profissional mais experiente, sábio e de confiança. Nada como ter mentores, porque nesta vida a gente aprende continuamente uns com os outros. Respondendo diretamente a sua pergunta, eu diria que você deve ter vários mentores, não apenas um. Seja humilde e queira aprender para descobri-los. Não existe aprendizado sem humildade. Sua atitude e seus valores verdadeiros farão seu caminho e delinearão sua rede de contatos e de amizades que serão fundamentais para encontrar seus futuros mentores.
Sempre tive mentores. Alguns deles foram grandes amigos meus, outros nem conheci pessoalmente. Tive um professor de geologia que foi uma grande inspiração para mim, pois me ensinou coisas praticas. Fizemos levantamentos geológicos em grupos que foram inesquecíveis para mim. Tive um professor nos Estados Unidos que me ensinou a investir em ações. Esse foi meu investimento para o resto da vida e tem dado bom resultado.
Tive mentores japoneses que me ensinaram, na prática, os primeiros passos de como garantir a execução de uma boa gestão. O principal deles, Ichiro Miyauchi, hoje com 94 anos, foi um dos que lutaram pela recuperação do Japão no pós-guerra. Viajei pelo Brasil com ele por dez anos. Foi uma experiência fundamental. Tive outros mentores da Toyota que foram excelentes. Aprendi até mesmo a partir da observação de colegas de trabalho que, mesmo de modo não intencional, me ensinaram muito sobre como agir de maneira mais eficiente em determinadas situações.
Aproveitei a oportunidade de participar do conselho de administração da Brahma, onde tive a chance de trabalhar com seus três controladores - Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Eles foram grandes mentores para mim, e o que aprendi com eles e com os japoneses procurei aplicar em toda a minha vida profissional. Tenho mentores já mortos e que nunca conheci, mas nutro verdadeira devoção por eles. Um deles e Abraham H. Maslow, grande psicólogo e profundo conhecedor das necessidades humanas e das condições que nos levam a aprender coisas novas. Seus livros são fontes eternas de conhecimento para a humanidade.
Lute e procure dar o melhor de si e eles aparecerão naturalmente em sua vida. Tire o máximo de aprendizado de cada um. Que seus mentores sejam tão excepcionais quanto os que tenho tido a sorte de encontrar em minha vida.
2 -Sei que nem sempre é fácil dar receitas prontas. Mas, para um autodiagnostico que tenho feito com frequência, quais são os três sinais de que é hora de mudar de emprego?
Anônimo
Não sei se são necessários três ou mais sinais para perceber que é hora de mudar de emprego. Vai depender bastante de sua situação atual dentro da empresa e também do que você quer da vida nos próximos anos. Na minha opinião, o sinal mais importante para que você mude de emprego é o sentimento de que esta estacionado. É a sensação de que seu trabalho se tornou uma "dura missão das 9 às 5". Um ambiente em que você não consegue mais aprender nem vislumbrar o próximo passo.
Se você quer crescer como profissional, sua primeira demanda deve ser uma empresa que tenha sonhos e disponha de metas para todos. A meta e a forca motriz para o aprendizado. Tudo que qualquer profissional necessita para evoluir e de uma boa meta e de um chefe que te cobre duro, mas também que te ajude a atingi-la a ser reconhecido por suas conquistas quando for o caso. Essa ajuda pode ser um feedback, um treinamento direto ou a disposição de recursos para que você possa aprender aquilo que for necessário para atingir os resultados propostos.
Outro ponto muito importante na vida - amar o que se faz. Isso é um parâmetro para reavaliar não apenas se você esta no lugar certo, mas se esta fazendo a coisa certa. Pode ser o caso não apenas de mudar de empresa. Pode ser o caso de mudar de carreira. Quando você sente prazer no que faz, tudo sai benfeito e nada parece um sacrifício. Feriado passa a ser igual a dia da semana. Trabalho e diversão se confundem. O entusiasmo passa a ser algo natural.
Um bom sinal para verificar se você esta no lugar certo e fazendo a coisa certa é analisar o número de vezes que olha para o relógio enquanto está trabalhando.
Já que você me pediu três sinais, vou te dar mais um. É importante para todos nós sermos reconhecidos pelo que fazemos (receber elogios, agradecimentos ou um simples cumprimento alegre) e sentir que temos um grupo de pessoas amigas ao qual pertencemos. Se isso não acontecer, tome nota, você não vai suportar por muito tempo.
Prof. Vicente Falconi é consultor e sócio-fundador do INDG.
Fonte: Revista Exame - Edição 1018 - 25/07/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário