quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fundamental para a execução estratégica | Portal HSM

Fundamental para a execução estratégica | Portal HSM


Fundamental para a execução estratégica

Assim Harold Kerzner se refere à gestão de projetos. Ele será um dos palestrantes do Fórum HSM Estratégia 2012, que acontece de 22 a 23 de maio em São Paulo

Ao Fórum HSM Estratégia 2012, evento que São Paulo sediará em maio, Harold Kerzner, levará o tema “A execução da estratégia por meio da gestão de projetos”. Para ele, os princípios do gerenciamento de projetos devem ser aplicados na implementação do planejamento estratégico. É, porém, necessário que alguém se encarregue disso. “Essa função deve recair sobre os gestores de projeto, que são responsáveis por converter ideias em realidade e responder à pergunta essencial: ‘Pode ser feito?’”, explica o especialista.

Matemático e doutor em engenharia aeronáutica e astronáutica, Kerzner é diretor do International Institute for Learning, empresa de consultoria e treinamento, líder mundial em soluções corporativas em gerenciamento de projetos Microsoft Project e Six Sigma. Entre seus clientes, estão Dow Chemical, Nokia e ABB.

Considerado o “pai da gestão de projetos”, ele já publicou duas dezenas de livros. É autor de obras utilizadas por faculdades e empresas, como Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle e Gestão de projetos: as melhores práticas.

Entre os mais de 250 artigos que já escreveu, está Estratégia vista como projeto, publicado por HSM Managament. Nele, o especialista explica a relação entre gestão de projetos e planejamento estratégico e alerta para o erro conceitual de se pensar que alguns projetos sejam grandes e complexos demais para as ferramentas de gestão de projetos. “Gestores de projeto sabem como dividir projetos grandes em vários menores, a fim de reduzir o cronograma e os riscos”, afirma.

Gestores de projetos e diretores: papeis distintos

Kerzner afirma que o papel dos diretores, na maioria das empresas, é o de preocupar-se com o futuro e desenvolver um plano estratégico para garanti-lo. Preparar os planos de ação necessários para a execução do planejamento estratégico não é papel de diretor.

Tendo a direção da empresa identificado os resultados esperados, as metas estratégicas, os ativos desejados, os principais marcos, as limitações de recursos e os fatores ambientais que podem ter impacto sobre a execução do plano, os gestores de projeto usam essas informações e trabalham com os gestores funcionais para chegar a planos táticos que são subsistemas do plano estratégico de alto nível.

Assim, depois que o planejamento é aprovado, o papel da diretoria passa a ser o de “patrocinadora”, auxiliando o gestor de projeto, a resolver conflitos e eliminar obstáculos. O gestor de projeto, então, periodicamente informa a diretoria o status da implantação do plano, e ela o informa das questões internas ou do ambiente externo que podem interferir no processo.

O gestor de projetos responde pela coordenação do processo todo, isto é, de todas as partes que cabem a várias áreas, e encontra um modo de extrair informações-chave de várias pessoas da companhia inteira, para depois integrar essas peças. Assim, o executivo precisa ter apenas uma pessoa se reportando a ele por projeto, em vez de alinhar, por si, as visões e informações de todos os gerentes de linha envolvidos.

Quando, porém, a responsabilidade pela implantação de um plano estratégico recai sobre gerentes de linha, eles acabam gerindo o projeto de maneira parcial, porque têm outras responsabilidades funcionais simultâneas.

Portal HSM
03/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário