quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Funções dos Conselhos

Os conselhos têm muitas funções. Primeiro, têm a responsabilidade total pelo governo da organização. São responsáveis pela determinação da missão e objetivos, pela aprovação da estratégia e pelo monitoramento do desempenho versus os planos concordados. Precisam estar alertas para as mudanças externas do ambiente, assegurando que a organização esteja direcionada para reagir a novas circunstâncias.
Segundo, o conselho, em última análise, responde pela organização. É responsável por todo o trabalho da organização, pela contratação de pessoal de alto nível, particularmente o executivo principal, e pela fixação de procedimentos de relatórios que assegurem a delegação de responsabilidades. Dependendo da natureza da organização, o conselho responde aos membros, financiadores, entidades regulatórias e frequentemente ao público em geral que, em virtude do alto perfil mantido por essas organizações, interessa-se muito pelo seu trabalho.
Terceiro, o conselho tem a função de resolver conflitos dentro da organização. Como essas organizações são alianças de pessoas com interesse variados, tais como usuários, financiadores, funcionários e voluntários, o conselho precisa julgar diferentes informações apresentadas à organização.
Durante o tempo dedicado pelos membros do conselho às organizações, é necessário que concentrem seus esforços nas funções importantes que ninguém mais possa resolver. O erro mais comum cometido pelos conselhos é gastar tempo em atividades que devem ser delegadas aos funcionários. Para separar os papéis de conselho e equipe técnica, é útil pensar em termos das funções distintas de governo e administração.
Fonte: HUDSON, Mike. Administrando Organizações do Terceiro Setor; tradução: James F. Sunderland Cook; SãoPaulo: Makron Books, 1999.

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