terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Gestor e sua Equipe - Terceiro Setor

A base fundamental do trabalho de cada gestor está na sua equipe. Ela constitui a sua unidade de ação, a sua ferramenta de trabalho. Com ela o gestor alcança metas e produz resultados. Para tanto ele precisa saber como selecionar sua equipe, como desenhar o trabalho para aplicar as competências dela, otimizar os potenciais dos integrantes da equipe, como treinar e preparar sua equipe para aumentar sua excelência, como liderar e impulsionar a equipe, como motivá-la, como avaliar o seu desempenho para melhorá-la e como recompensá-la para reforçar e reconhecer seu valor. Para alcançar eficiência, a equipe precisa ter objetivos claros, visão coordenada, uma distribuição adequada de papéis e posições, decisões colaborativas, liderança coordenada, novas idéias para resolução de problemas e avaliação contínua de seu desempenho e eficácia.
A missão e os objetivos da equipe devem ser claramente definidos e aceitos por todos os membros. O objetivo de cada membro da equipe deve também ser apoiado pela equipe toda. Um deve ajudar o outro.
Os participantes da equipe tentam alcançar uma visão conjunta e coerente da situação. O grupo gera a definição da missão e da visão organizacional, determina a direção dos seus movimentos, define seus propósitos e problemas e especifica suas atividades.
Os membros das equipes são designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade. Devem estar totalmente esclarecidos quanto aos seus papéis para poder desempenhar seus deveres com suas melhores habilidades e competências.
A equipe deve evitar formalidade e democracia. O compromisso deve ser alcançado por meio do debate e do consenso espontâneo entre os membros.
As funções de liderança devem passar de pessoa para pessoa dependendo da situação, das necessidades do grupo e dos membros.
A equipe aceita o desacordo como uma maneira de discutir novas idéias e resolver seus assuntos de maneira inovadora e criativa.
A equipe avalia continuamente o seu desempenho, como realiza as tarefas, alcança metas e constrói e mantém relacionamentos eficientes entre seus membros.
Fonte: Chiavenato, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho / Idalberto Chiavenato. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 - 4ª reimpressão.

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