quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Terceiro Setor - Voluntariado

Para quem pretende ser voluntário em projetos das Nações Unidas, o Terceiro Setor Online destaca os programas disponíveis, formas de acesso e requisitos necessário. Acompanhe:

Qual é o objetivo do Programa de Voluntários das Nações Unidas?

“O Programa de Voluntários das Nações Unidas promove o Voluntariado para a Paz e o Desenvolvimento, o que significa abordar o voluntariado em suas várias formas – ajuda mútua, filantropia e campanhas – sempre com o intuito de apoiar iniciativas de desenvolvimento congruentes com a agenda de paz e desenvolvimento da ONU. O Programa mobiliza voluntários, nacional e internacionalmente, para atuar em projetos de desenvolvimento dos seus parceiros, que variam entre as diferentes agências das Nações Unidas, governos e a própria sociedade civil em geral. Ademais, os voluntários são recrutados para atuar em projetos humanitários, programas eleitorais e missões de paz da ONU.

Os voluntários da ONU estão trabalhando para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, reduzindo a pobreza e contribuindo para a paz, segurança, saúde, bem estar e o desenvolvimento econômico, social e político de milhões de pessoas ao redor do mundo.”

Por que ser e como ser um voluntário?

“Todos os anos, mais de 7.000 pessoas qualificadas e com grande experiência profissional, de mais de 170 nacionalidades, servem como Voluntários das Nações Unidas em mais de 140 países. Eles contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: reduzindo a pobreza, fomentando a governança democrática, promovendo políticas ambientais, fortalecendo recursos para prevenir e responder a crises e lutando contra o aumento de doenças como o HIV/AIDS.

Voluntários internacionais

60% dos Voluntários da ONU servem em países que não são os seus próprios. Eles são recrutados por suas especialidades profissionais para atuar em programas de desenvolvimento, e de forma crescente, em áreas de manutenção da paz, assistência humanitária e processos eleitorais apoiados pela ONU.

O Programa mantém um banco de candidatos com relevante experiência nessas áreas. Ele cobre mais de 100 categorias profissionais. Para fazer parte do banco de dados, por favor, acessar www.unv.org

Voluntários nacionais

40% dos Voluntários da ONU servem nos seus próprios países e apóiam as iniciativas de construção de capacidades locais além de facilitar o estabelecimento de redes locais e de troca de informações.

O recrutamento de Voluntários nacionais é gerenciado a nível local. As vagas de voluntários nacionais são divulgadas no site do PNUD Brasil www.pnud.org.br – (ver link Recrutamento e Seleção) e, informações adicionais podem ser obtidas em Requisitos e condições de trabalho na seção www.pnud.org.br/unv . “

Como ser um Voluntário Online?

“O serviço de Voluntariado Online da ONU é operado pelo Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) e conecta organizações e voluntários ao redor do mundo e apóia sua efetiva colaboração para a paz e o desenvolvimento. Os voluntários não precisam viajar ou encontrar pessoalmente com a organização. Os voluntários online aplicam e fazem um trabalho voluntário totalmente via internet compartilhando experiência, idéias e capacidades. Atualmente, 3.000 voluntários online colaboram com diferentes organizações todos os anos através do Serviço de Voluntariado Online da ONU que conta com 1.000 organizações registradas. Note que os voluntários online não são Voluntários das Nações Unidas, e os requisitos de seleção são diferentes. Para maiores informações, visite www.onlinevolunteering.org .”

Requisitos para ser um Voluntário das Nações Unidas

“Para tornar-se um Voluntário das Nações Unidas é necessário preencher os seguintes requisitos mínimos:

•Nível superior;
•25 anos de idade, no mínimo (não há limite máximo);
•Relevante experiência profissional;
•Conhecimento de uma das três línguas oficiais das Nações Unidas inglês, francês e espanhol;
•Comprometimento com os valores e princípios do voluntariado;
•Habilidade para trabalhar em ambientes multi-culturais;
•Habilidade de adaptação a difíceis condições de vida;
•Experiência em trabalhos voluntários e/ou experiência de trabalho em algum país em vias de desenvolvimento.


Benefícios de um Voluntário das Nações Unidas

Os benefícios do voluntariado vão além do ganho financeiro. O principal é a satisfação pessoal e profissional que o trabalho voluntário pode trazer. Esse trabalho pode ser desafiador e recompensador, além de requerer o uso de suas habilidades pessoais e profissionais em um novo contexto. Você pode compartilhar seus conhecimentos enquanto obtêm um profundo entendimento dos problemas que afetam um grupo de pessoas, por estar vivendo o que elas vivem.

Em retorno pelos seus serviços, o Voluntário das Nações Unidas também recebe:

•subsídio de instalação no país/cidade de destino;
•ajuda de custo mensal para cobrir despesas básicas;
•passagens aéreas, caso venha a servir em um local diferente de sua cidade de origem;
•férias;
•seguro médico e de vida;
•subsídio de reinstalação ao país/cidade de origem.

Fonte: www.pnud.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário