sábado, 10 de abril de 2010

Terceiro Setor

Gife anuncia primeiros resultados do censo sobre investimento social privado no Brasil
abril 9th, 2010 Posted in Geral
Entidade prevê aumento de investimento em 2010, chegando ao patamar de R$ 2.012 milhões
Durante a abertura do 6º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro, o secretário-geral do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, Fernando Rossetti, comentou os primeiros registros da quinta edição do Censo da entidade sobre investimento social privado (ISP) no Brasil. O documento reúne dados do último biênio (2007 – 2009) e ressalta que ainda em 2010 o setor prevê investir mais de R$ 2 milhões no país, registrando crescimento de 6,23% sobre 2009. O Censo indicou também que Educação ainda permanece como o principal setor que recebeu mais recursos no período. O estudo teve a parceria do IBOPE Inteligência/ Instituto Paulo Montenegro e do Instituto Itaú Cultural.

A relação entre o investimento social privado e a crise financeira, deflagrada no final de 2008, sofreu pouco impacto. No ano passado os investimentos tiveram uma redução de 6% em relação ao ano anterior. Porém, vale ressaltar que 45% dos investimentos originalmente planejados, representando a maioria, permaneceram no ano passado, 29% teve uma ligeira redução e 18% teve uma significativa redução.

“O terceiro setor triplicou de tamanho e as empresas cada vez mais tem alinhado seus interesses corporativos com as ações sociais, o que mostra que tivemos na época da reorganização de ambientes, que favorecem o crescimento da sociedade civil”, afirmou Rossetti.

Os associados à rede estão presentes com projetos e programas em todo Brasil. A distribuição está mais concentrada no Sudeste, seguido pela região Sul. Logo depois vem o Centro-Oeste, seguido pelo Nordeste. A região Norte tem o menor volume de atuação. Além de Educação, no ano passado, algumas áreas tiveram aumento importante de investimento como Cultura e Arte, Formação para o Trabalho, Esportes e Comunicação.

“Um dos desafios do terceiro setor é nacionalizar os investimentos, fazendo com que os Investimentos Sociais Privados não permaneçam apenas nos locais e regiões em que são geradas as riquezas. Precisamos pensar como fazer isso”, ressaltou o secretário-geral do GIFE.

Visão para o ISP em 2020

Durante o 6º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, foi lançada a Visão para o ISP 2020. Segundo Fernando Rossetti, serão necessários dez anos para estabelecer um panorama do setor. “O GIFE só tem 15 anos e neste período já obteve conquistas importantes para no âmbito social. Pensar em mudanças estruturais requer este tempo. Nossa meta é estabelecer um setor de investimento social privado relevante e legítimo que abranja diversos temas, regiões e públicos, formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores”, concluiu Rossetti.

O GIFE congrega organizações de origem privada e financiadoras de projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. O perfil dos associados que participam da pesquisa que gera o Censo GIFE é composto por 54% de Associações / Fundações Empresariais, 24% de Empresas, 11% de Associações / Fundações Independentes, 6% Associação / Fundação Comunitária e 3% de Associação / Fundação Familiar. A Rede GIFE – por reunir alguns dos maiores investidores do país – compõe um grupo que responde por cerca de 20% do total investido na área social pelo setor privado, de acordo com dados da pesquisa Ação Social das Empresas, do IPEA

FONTE: www.gife.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário