sábado, 10 de abril de 2010

Balanço Social - Terceiro Setor

Balanço Social é um relatório que contém todas as atividades de Responsabilidade Social e Ambiental desenvolvidas por uma empresa, como uma maneira de informar a todos os públicos da empresa sobre as atividades realizadas. Alguns especialistas no assunto consideram o Balanço Social como uma espécie de prestação de contas, com total transparência, dos investimentos sociais e ambientais e, da preocupação da empresa com seus públicos de interesses, bem como com toda a sociedade, a fim de reduzir os índices de pobreza, injustiça social e riscos ambientais da região onde atua.

Um pouquinho de história...

A preocupação com atividades de Responsabilidade Social começou no início do século XX, tendo nos Estados Unidos, na década de 60, e na Europa, na década de 70, fortes manifestações da necessidade de que as empresas divulgassem seus relatórios sociais.

A STEAG, empresa alemã foi a primeira empresa a produzir um esboço de relatório e, em 1972, a Singer fez o primeiro Balanço Social da história.

Na Europa, a Lei que regulamenta as empresas a produzirem e divulgarem seus balanços sociais data de 12 de julho de 1977. Já no Brasil, o movimento teve início em 1965, mas, apenas na década de 80, um modelo foi elaborado, sendo efetivamente aceito por algumas empresas no início da década de 90.

As empresas pioneiras no Brasil a realizarem balanço social foram a Nitrofértil e a Sistema Telebrás, em 1984, e o Banespa, em 1992.

Alguns indicadores necessários para a elaboração do Balanço Social

Os indicadores de Balanço Social devem refletir ações e programas sociais desenvolvidos no âmbito interno e externo, com definição clara de seu significado, eles são os primeiros passos que uma empresa deve dar para se tornar responsável socialmente.

Na estrutura do balanço social proposta pelo IBASE, destaca-se as seguintes informações necessárias para a sua elaboração:

Indicadores sociais internos: são os investimentos da empresa na melhoria da qualidade de vida de seus funcionários como alimentação, previdência privada, saúde, educação, cultura, treinamento, participação nos lucros e outros benefícios.

Possíveis ações: gastos com cestas básicas, com ensino regular em todos os níveis, bolsas de estudo, eventos e manifestações artísticas e culturais. Planos especiais de aposentadoria, plano de saúde, assistência médica. Recursos investidos em treinamentos, cursos, entre outros.

Indicadores sociais externos: são os investimentos da empresa para a comunidade como educação, lazer e cultura, saúde e saneamento, combate a fome e segurança alimentar, entre outros.

Possíveis ações: apoiar o comércio local, emprestar suas instalações, recrutamento em comunidades carentes, investir na comunidade.

Indicadores ambientais: são os investimentos no monitoramento da qualidade dos resíduos, despoluição e conservação dos recursos ambientais, campanhas ecológicas e de educação sócio ambiental para a sociedade.

Possíveis ações: criar um projeto ecológico; criar um sistema de reciclagem; estabelecer princípios ambientais; utilizar técnicas de construção, operação e manutenção ecologicamente corretas; criar uma política de compras ambientalmente corretas.

Indicadores do corpo funcional: são informações sobre a quantidade de funcionários terceirizados, mulheres, funcionários com mais de 45 anos, estagiários, portadores de deficiência ou necessidades especiais e negros que trabalham na empresa.

Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial: são informações não contidas nos indicadores anteriores como relação entre a maior e a menor remuneração, número de acidentes de trabalho durante o ano, normas do trabalho observadas pela empresa e o valor adicionado, número total de reclamações e críticas de consumidores, entre outros.

Pontos positivos na elaboração de um sério Balanço Social:

•permite diálogo com a sociedade;

•revela aos públicos a transparência dos negócios da empresa;

•torna público a responsabilidade social da empresa;

•possibilita avaliar o conceito de gestão da empresa, permitindo melhorias para os programas de Responsabilidade Social e para os negócios da empresa;

•revela a preocupação da empresa com a satisfação dos públicos de interesse;

•revela o compromisso ético da empresa com a sociedade, por meio de programas e ações;

•empresa que cumpre seu papel social atrai mais consumidores e está investindo na sociedade e no próprio futuro.

Resumindo...

Antes de fazer um balanço social com seriedade e clareza, as empresas devem saber o que realmente é ser responsável socialmente. Esta é a maior falha encontrada em alguns relatórios hoje, pois as empresas não sabem o que é responsabilidade social e, encararam suas ações socioambientais apenas pensando em lucros.

O balanço social deve ser considerado um instrumento essencial na gestão da empresa e como um verdadeiro aliado no processo de comunicação da empresa com seus públicos.

Elaborar um balanço social de forma clara e transparente possibilita que todos os públicos encontrem dados da organização e compreendam como e quanto a empresa se preocupa com questões sociais e ambientais na região onde atua e, não apenas no reconhecimento (fortalecimento da imagem) que pode ser alcançado com bons programas e ações.

A sugestão de Fábio Rocha, em “Balanço social da colcha de retalhos ao instrumento de gestão”, de criar um comitê para elaborar o balanço social é fundamental para empresas que têm compromisso social e ambiental e, o propósito de integrar ao plano de comunicação o diálogo construído com os públicos de interesses por meio da transparência do balanço social.

Referências:

Balanço Social Anual / 2008 iBase. Disponível em: www.ibase.br

CREDIDIO, Fernando. Faltam transparência e qualidade aos relatórios e balanços sociais. Revista Filantropia.

ROCHA, Fábio. Balanço social da colcha de retalhos ao instrumento de gestão. Revista Filantropia.

TORRES, Ciro. Um pouco da história do Balanço Social. Disponível em: http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3&sid=3

FONTE: www.adesaf.com.br

Um comentário:

  1. ola Iber, muito rico o seu blog, essa é uma area que me interessa muito, estou te seguindo e te add no meu msn...espero q aceite e que possamos trocar muitas ideias...bjkas. conheça tambem o meu outro blog, http://de-tudo-um-tikim-de-karla-freitas1974.blogspot.com/

    ResponderExcluir