domingo, 21 de junho de 2009

As Cinco Disciplinas

A aprendizagem em equipe é fundamentada na disciplina do diálogo que envolve também o reconhecimento dos padrões de interação que dificultam a aprendizagem nas equipes. Os padrões de defesa são profundamente enraizados na forma de operação de equipe. Se não forem detectados, minam a aprendizagem. Se percebidos e, trazidos à tona de forma criativa, podem realmente acelerar a aprendizagem Posso alcançar proficiência através da prática.
O modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir. Trabalhar modelos mentais é "virar o espelho pra dentro", realizar conversas ricas em aprendizados, que equilibrem indagação e argumentação, expor pensamento e estar aberto à influências e aprender a desenterrar as nossas imagens internas do mundo.
Visão compartilhada envolve as habilidades de descobrir "imagens de futuro" compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno e o envolvimento em lugar de mera aceitação.
O pensamento sistêmico é um quadro de referência conceitual, um conjunto de conhecimentos e ferramentas desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos para esclarecer os padrões como um todo e ajudar-nos a ver como modificá-los eternamente. Percebemos isso quando eventos estão distantes no tempo e no espaço, mas estão conectados em um mesmo padrão. Um tem influência sobre o outro, uma influência que em geral não é aparente.
O domínio pessoal ou maestria pessoal é a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente. È o nosso alicerce espiritual. Esta disciplina começa esclarecendo as coisas que são realmente importantes para nós, levando-nos a viver a serviço de nossas mais altas aspirações.
Fonte: A Quinta Disciplina - Peter Senge

Um comentário:

  1. Concordo com a colocação sobre a importancia da participaçao em empresas do terceiro setor. Acredito, entretanto, que a maioria ainda não tem a devida consciencia quanto à necessidade de profissionalização da gestão.
    Recursos existem, e são muitos, inclusive financeiros. Para o segmento saúde, por exemplo, o governo de Minas Gerais criou o Prohosp - programa que visa a excelência nos serviços de saúde. Infelizmente, nem todos os gestores utilizam os recursos financeiros de maneira a obter a capacitação de suas lideranças no sentido de que gerem resultados melhores através do correto gerenciamento dos processos.
    Como administrador hospitalar acredito reforço a necessidade de investir na capacitação de pessoas e equipes; os maiores diferenciais de qualquer organização.

    ResponderExcluir