sábado, 26 de março de 2011

Modelo p/ Entidades Filantrópicas p/ adequação á Resolução no 16/210 do CNAS

Modelo do “Plano de Ação” a ser confeccionado pelas Entidades Filantrópicas para se adequar à Resolução no 16/2010 do CNAS
Quarta-feira, Março 23, 2011 Dr. Allan Marcio Vieira da Silva

1.IDENTIFICAÇÃO

2.HISTORICO DA INSTITUIÇÃO/UNIDADE:

Breve histórico da Instituição /Unidade a natureza jurídica , fundação , missão , principais serviços prestados , abrangência de atendimento :bairro/cidade/região e modalidade(s) de atendimento que a instituição desenvolve conforme a Política Nacional de Assistência Social/SUAS.

3.OBJETIVOS:

3.1-OBJETIVO GERAL:

Descrever qual a finalidade geral da instituição , levando em consideração os resultados junto ao público-alvo que pretende alcançar. Deve-se iniciar a frase utilizando verbos no infinitivo , por exemplo :”capacitar” , “promover” , “investir” , “realizar” , “oferecer” , etc.

3.2-OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Descrever pequenos objetivos intermediários da instituição necessários para que se alcance o objetivo geral.Deve-se iniciar a frase utilizando verbos no infinitivo , por exemplo :”capacitar” , “promover” , “investir”.

4.PÚBLICO ALVO DA INSTITUIÇAO:

Citar quem é o público-alvo da instituição considerando todos os serviços socioassistencias prestados , descrevendo as características que identifiquem o perfil dos destinatários das ações como idade , fases da vida (criança , adolescentes , jovens , idosos , famílias) e principalmente , descrever detalhadamente as variáveis de situações de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal e social conforme a PNAS e SUAS (MATERIAL DE APOIO EM ANEXO*)

5.CRITERIOS ADOTADOS PARA INSERÇÃO DOS USUARIOS NA INSTITUIÇÃO :

Descrever os critérios de seleção na instituição , considerando o tipo de atendimento de cada projeto oferecido e as situações de vulnerabilidade ou risco pessoal e social estabelecidos na PNAS-2004 (Material de apoio em ANEXO ) , idade , entre outros fatores.


6.PROJETOS/AÇÕES PLAMEJADAS PARA O ANO:

Observação importante:trata-se de todos os projetos e ações socioassistencias a serem desenvolvidas pela instituição . Para cada ação/projeto , devem ser preenchidos os itens de 6.1 a 6.1.12 , pois trata-se de roteiro básico para cada projeto , devendo alterar apenas a sequência da numeração . Exemplos:6.1 Projeto de Geração de Renda , 6.2 Apoio sociofamiliar ,6.3 Grupo de convivência , 6.4 Oficina de artesanato;


6.1 TITULO DA AÇAO/PROJETO

6.1.1 JUSTIFICATIVA

O porquê da existência do projeto Levantamento de dados antecedentes , analise e reflexão sobre a origem da ação/projeto , definição do problema que a ação / projeto , pretende abordar , caraterísticas da população alvo e dos benefícios diretos e indiretos da ação / projeto , importância dos resultados que se pretende alcançar , outras argumentações que justificam a necessidade da ação / projeto.


6.1.2 PUBLICO ALVO DA AÇÃO / PROJETO

6.1.3OBJETIVOS

6.1.3.1 OBJETIVO GERAL: finalidade geral do projeto/ação

6.1.3.2OBJETIVOS ESPECIFICOS :pequenos objetivos intermediários para o alcance do objetivo geral do projeto/ação.

6.1.4 METAS Estabelecer concretamente o que se pretende atingir , quantas pessoas serão atendidas pelo projeto/ação e em quanto tempo.


6.1.5 METODOLOGIA

Deve retratar a forma adotada para o desenvolvimento do projeto . Descrever como as atividades serão realizadas na busca de se alcançar cada um dos objetivos e metas propostos (passo a passo , pessoas responsáveis pela atividade , carga horária , dias de funcionamento , conteúdos a serem trabalhados , etc).É importante propor um cronograma das ações.


6.1.6 DOCUMENTAÇAO E INSTRUMENTOS DE REGISTRO PARA O ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO/AÇAO JUNTO AOS USUARIOS

Assinalar quais os instrumentos que a instituição possui
( ) Ficha de cadastro dos usuários ;
( ) Ficha de acompanhamento/evolução;
( ) Relatórios .
( ) Lista de presença/controle de freqüência ;
( ) Instrumento para controle de entrega dos benefícios eventuais ;
( ) Plano individual de atendimento personalizado ao usuário;
( ) Plano de acompanhamento familiar
( ) Copia de documentação pessoal dos usuários ;
( ) Ficha de avaliação do serviço;
( ) Ficha de encaminhamento para a rede de serviços ;
( ) Sistema de informação (informatizado)
( ) Outros documentos. Descrever quais:


6.1.7 RECURSOS DISPONIVEIS PARA A AÇAO/PROJETO

Citar todos os recursos disponíveis pela instituição para a execução do projeto/ação


6.1.8 RECURSOS NECESSARIOS PARA A AÇAO/PROJETO:

Descrever os recursos Humanos , Matérias e Físicos necessários para a ação/projeto , ainda inexistentes na instituição.


6.1.9 PREVISÃO DE CUSTO

Necessário prever o custo total para a manutenção da Ação / Projeto dentro do ano;


6.1.10 PARCERIA PARA A AÇÃO /PROJETO

Descrever quais as parcerias efetuadas com órgãos , instituições de ensino , empresas , entre outras , para a execução do projeto/ação;


6.1.11 ARTICULAÇAO COM A REDE PARA A EXECUÇAO DO PROJETO :

Descrever quais as articulação a serem efetuadas pela instituição para o desenvolvimento do projeto / ações junto aos usuários no ano , compreendendo a articulação efetuada com a rede de serviço existentes na comunidade , serviços socioassistenciais , serviços de outras políticas sócias (saúde , educação , trabalho , habilitação , etc ) , órgãos de defesa dos direitos , conselhos municipais e de direitos , entre outros .

6.1.11ARTICULAÇAO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇAO:
Controle da execução do projeto/ação .Descrever de que forma e com quem se dará a avaliação do trabalho , que possibilite observar se os objetos foram alcançados , se houveram mudanças nas pessoas envolvidas e no ambiente , dificuldades e facilidades encontradas no processo , se houve necessidade que realizar modificações na ação/projeto e que providencia tomar para que estas modificações ocorram.



7.CRONOGRAMA

Analise os meses de desenvolvimento para cada ação e ou projeto.


7.PREVISAO DO CUSTO TOTAL DA INSTITUIÇAO / UNIDADE PARA O ANO

Retrata o custo ANUAL das ações socioassistenciais desenvolvidas pela instituições . É a soma dos custos de cada projeto apresentado anteriormente.

8.DESCREVER A FONTE DE RECUROS FINACEIROS DA INSTITUIÇAO QUE DEMOSTREM SUA SUTENTABILIDADE PARA O ANO.

Cidade, ____________---de _______________de 2010.

Responsável pela elaboração do Plano: ______________________________
_____________________

Presidente da entidade

Fonte:
http://www.controlesocialdesarandi.com.br/2010/11/modelo-do-plano-de-acao-ser.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário